sábado, 30 de agosto de 2014

Orquídeas e beija-flores - a arte tropical de Martin Johnson Heade

Cattleya Orchid and Three Hummingbirds -  Martin Johnson Heade – 1871 – óleo sobre madeira - 34.8 x 45.6 cm - National Gallery of Art, Washingon, DC, USA

Orquídeas e beija-flores - a arte tropical de Martin Johnson Heade

Martin Johnson Heade (Lumberville, 11 de agosto de 1819 - St. Augustine, 4 de setembro de 1904) foi um prolífico e importante pintor do romantismo norte-americano.
Inspirado, talvez, pelas obras de Charles Darwin e Frederic Edwin Church, Heade planejou produzir um livro de luxo na década de 1860 retratando beija-flores brasileiros em ambientes tropicais, e, para isso, criou uma série de 40 pequenas imagens chamada “The Gems of Brazil”, pequenas composições verticais representando o macho e a fêmea de várias espécies, muitas vezes perto de seu ninho, com uma paisagem de fundo.


Martin Johnson Heade - "Hummingbirds and Passionflowers"

O projeto foi abandonado, mas Heade manteve seu interesse em beija-flores e continuou a pintá-los numa combinação de orquídeas e selva na década de 1870.
No Rio de Janeiro, em 1864 Heade exibiu doze de seus pequenos quadros de beija-flor, “as pedras preciosas do Brasil” (c. 1864), e foi homenageado pelo imperador Dom Pedro II.


Martin Johnson Heade - "Orchids Nesting Hummingbirds and a Butterfly"

Outra "nova linha", iniciada em 1870, foi uma série de pinturas emparelhando beija-flores com flores ou orquídeas exóticas. Estas obras surpreendentes, que combinam elementos da paisagem tradicional, com ilustração ornitológica e botânica, não têm precedentes dentro da arte americana ou da europeia. Heade frequentemente brinca com semelhanças de gesto ou forma entre as aves exóticas e as flores.


Martin Johnson Heade - "Blue Morpho Butterfly" - 1864-5

O tratamento que deu às suas paisagens fazem muitos considerá-lo um Luminista. Não conseguiu um grande sucesso em vida, e durante quase todo o século XX permaneceu esquecido. Sua reabilitação começou depois da II Guerra Mundial, e hoje é altamente apreciado. Algumas de suas obras são vendidas por mais um milhão de dólares e estão nos principais museus do seu país. Em 2004 uma de suas pinturas figurou num selo dos Correios norte-americanos.


Martin Johnson Heade - "Orchids and Crimson Topaz Hummingbird" - 1871 

Texto escrito e/ou traduzido e/ou adaptado ©Arteeblog - não copie esse artigo sem autorização desse blog, mas compartilhe usando os ícones de compartilhamento para e-mail ou redes sociais.




Nenhum comentário:

Postar um comentário