sábado, 11 de outubro de 2014

A arte do poeta Ferreira Gullar

Ferreira Gullar - Sem título - serigrafia - 40 x 50 cm

A arte do poeta Ferreira Gullar


Ferreira Gullar em seu atelier

Ferreira Gullar, pseudônimo de José Ribamar Ferreira (São Luís, 10 de setembro de 1930) é um poeta, crítico de arte, biógrafo, tradutor, memorialista e ensaísta brasileiro e um dos fundadores do neoconcretismo.

Ferreira Gullar - Sem título - serigrafia


Ainda criança, adorava pintar. Aos 10 anos aplicava tinta em tecidos, criando paisagens e figuras. No fim da adolescência passou a se dedicar às letras e lançou seu primeiro livro (“um Pouco Acima do Chão”) em 1949.


Ferreira Gullar - Sem título - serigrafia



Paralelamente à produção poética, Ferreira Gullar constrói uma sólida obra teórica e crítica no campo das artes visuais. Em 1959, Ferreira Gullar redigiu o Manifesto Neoconcreto sobre um dos momentos mais radicais da arte brasileira, com o apoio de Amilcar de Castro, Lygia Pape, Franz Weissmann, Lygia Clark, Theon Spanúdis e Reynaldo Jardim. Do interior do movimento neoconcreto, Gullar definiu importantes conceitos, como o de "não-objeto", e vivenciou a gênese de obras fundamentais como os Contra-relevos de Hélio Oiticica e os Casulos e Bichos de Lygia Clark.


Ferreira Gullar - Gravura 4° - serigrafia


Do mesmo ano é a Teoria do Não-Objeto, que sistematiza e sintetiza as propostas artísticas do movimento neoconcretista, como a negação da representação, o abandono da moldura e da base, a inserção da obra diretamente no espaço e o envolvimento do espectador no trabalho artístico.

Retomou a pintura na década de 1970. 
Em 9 de Outubro de 2014 se tornou membro da Academia Brasileira de Letras.


Ferreira Gullar em seu atelier 

Texto escrito e/ou traduzido e/ou adaptado ©Arteeblog - não copie esse artigo sem autorização desse blog, mas compartilhe usando os ícones de compartilhamento para e-mail ou redes sociais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário