quarta-feira, 15 de outubro de 2014

A história de três obras de arte de John Singer Sargent


A história de três obras de arte de John Singer Sargent


John Singer Sargent - Mrs. Hugh Hammersley – 1892 – óleo sobre tela - 205.7 x 115.6 cm 


Mrs. Hammersley, nascida Mary Frances Grant (era a esposa de vinte e nove anos de idade, de um banqueiro e elegante anfitriã de Londres) está levemente posicionada em um sofá francês elegante. Sua forma esguia e expressão sincera sugerem a capacidade de Sargent para caracterizar e embelezar simultaneamente a retratada. Seu vestido de veludo de seda adornado com ouro e o cenário suntuoso mostram seu domínio de texturas variadas.
Este retrato confirmou as habilidades de Sargent para os potenciais (mas relutantes) fregueses ingleses quando apareceu na New Gallery em Londres em 1893. Os comentários positivos que recebeu lá e em uma exposição em 1894, finalmente anularam as dúvidas que seu Madame X (Madame Pierre Gautreau) tinha despertado em 1884. A tela está entre as primeiras de uma série de retratos arrebatadores de Sargent das mulheres inglesas glamourosas, que culminou com as irmãs Wyndham (1899).
Reveses financeiros obrigaram o viúvo da senhora Hammersley a vender a pintura em 1923. Por sugestão de Sargent, foi comprada por Charles Deering, um amigo americano, em cuja família o retrato descendeu.


Madame X (Madame Pierre Gautreau) - John Singer Sargent – 1883-84 - 208.6 x 109.9 cm 


Virginie Avegno (1859-1915) nasceu na Louisiana, filha do Major Anatole Avegno de New Orleans, um cavalheiro cuja família emigrou de Camogli, Itália, e Marie Virginie de Ternant, de Parlange Plantation, Louisiana. Depois do Major Avegno morrer de ferimentos sofridos na Batalha de Shiloh, a senhora Avegno levou suas filhas para Paris. Lá Virginie se tornou uma célebre beleza e casou-se com Pierre Gautreau, um banqueiro parisiense. Sargent provavelmente a conheceu em 1881. Em 1882, ele escreveu para ela, querendo pintar seu retrato. Ele trabalhou no retrato na casa de verão dos Gautreau na Bretanha em 1883, mas teve dificuldade em encontrar uma pose e perspectiva adequadas. Numerosos estudos mostram suas diferentes tentativas de composição.

Madame Pierre Gautreau era conhecida em Paris pela sua aparência astuta. Sargent esperava melhorar sua reputação pintando e exibindo seu retrato. Trabalhou sem uma encomenda, mas com a cumplicidade de sua modelo, enfatizando seu estilo pessoal ousado ao mostrar a alça direita do vestido escorregando de seu ombro. No Salão de 1884, o retrato recebeu mais zombaria do que elogios. Sargent repintou a alça no ombro e escondeu o trabalho por mais de trinta anos. Quando, finalmente, ele o vendeu para o Metropolitan Museum, comentou: "Eu acho que é a melhor coisa que eu fiz", mas pediu para o Museu disfarçar o nome da modelo.


The Wyndham Sisters: Lady Elcho, Mrs. Adeane, and Mrs. Tennant - John Singer Sargent – 1899 – óleo sobre tela - 292.1 x 213.7 cm


As três belas filhas do Exmo. Percy Wyndham, um londrino rico, aparecem no canto inferior direito desta tela monumental. A partir da esquerda, as irmãs são Madeline Adeane (1869-1941), Pamela Tennant (1871-1928), e Mary Constance, Lady Elcho (1862-1937). Ao invés de conduzir sessões de pintura em seu estúdio, como sempre fazia por volta de 1900, Sargent pintou as irmãs na sala de estar da residência de sua família em Belgrave Square. Visto na parede escura acima delas está o retrato da mãe delas, por George Frederic Watts, o que estabelece a sua genealogia. Nessa ousada composição assimétrica, Sargent fez pinceladas dinâmicas e fluidas para sugerir as formas e texturas dos vestidos brancos opulentos, do sofá de brocado, e das enormes peônias brancas. As figuras alongadas, tão típicas do estilo de Sargent por volta de 1900, aumentam a impressão de elegância aristocrática. Exibido na exposição anual da Royal Academy em 1900, o retrato foi aclamado pela crítica e apelidado "As Três Graças" pelo príncipe de Gales.




Texto escrito e/ou traduzido e/ou adaptado ©Arteeblog - não copie esse artigo sem autorização desse blog, mas compartilhe usando os ícones de compartilhamento para e-mail ou redes sociais.



Nenhum comentário:

Postar um comentário