quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Ballet e Arte: Marc Chagall - Aleko and His Wife Zemphira From an Old Russian Tale - 1955

Marc Chagall - Aleko and His Wife Zemphira From an Old Russian Tale - 1955


Ballet e Arte: Marc Chagall - Aleko and His Wife Zemphira From an Old Russian Tale - 1955


Esta cena encantadora de luar retrata Aleko e sua esposa, Zemphira de um antigo conto russo de amor. Chagall, contratado para ilustrar e criar cenários para o balé de Aleko, usa a emoção, a paixão e a emoção da história para inspirar este trabalho. Nela, ele abraça sua mulher sob a luz de uma lua brilhante, as profundas, ricas tonalidades de azul da meia-noite são aumentadas pelo galo vermelho brilhante, usado para significar virilidade e re-nascimento. A história segue Aleko, um velho e cansado marido que é dedicado a sua jovem esposa, infeliz. Nós o seguimos através de uma viagem em que o amor verdadeiro é revelado e explicado a ele, seus valores desafiados, sua moral questionada. É um conto reminiscente de uma tragédia de Shakespeare que Chagall usa como uma base sobre a qual cria um trabalho igualmente rico e inspirador


Marc Chagall - figurinos de ciganos para o ballet Aleko e Zemphira



Marc Chagall - figurino de Zemphira para o ballet Aleko e Zemphira


Esse Ballet é de 1942, produzido em Nova York (com estreia na Cidade do México) e com coreografia de Léonide Massine. Chagall deixou Paris para morar nos Estados Unidos em 1941, e no ano seguinte o coreógrafo Léonide Massine pediu ao artista para projetar um novo ballet baseado no poema "Os Ciganos" de Aleksandr Pushkin de 1824. Um admirador de Pushkin, Chagall estava ansioso para trabalhar neste balé russo-temático, que conta a história de Aleko, um jovem que se apaixona pela cigana Zemphira, mas a assassina no final.


Marc Chagall - figurino de cigana para o ballet Aleko e Zemphira



Marc Chagall - figurinos de banhistas e camponeses para o ballet Aleko e Zemphira


Estes projetos para quatro cenários cênicos do balé podem ser lidos como um léxico de motivos pictóricos de Chagall: amantes e animais pairam contra fundos ricamente saturados, com vestígios de aldeias muito abaixo. Enquanto muitos designers de teatro deixam a execução de seus planos para pintores profissionais de palco, Chagall foi envolvido na pintura à mão dos cenários finais.


Marc Chagall - figurino de Zemphira para o ballet Aleko e Zemphira


Marc Chagall - cenário de carnaval para o ballet Aleko e Zemphira


Aparentemente esse bale foi baseado no poema "Os Ciganos" de Alexander Pushkin. A música original feita para ópera Aleko é a primeira das três óperas completas de Sergei Rachmaninoff. Mas a musica para o ballet foi composta por Pyotr Ilich Tchaikovsky


Marc Chagall - cenário de luar para o ballet Aleko e Zemphira


Marc Chagall - figurino de Zemphira para o ballet Aleko e Zemphira


O resumo da história: Um grupo de ciganos armou suas tendas para passar a noite na margem de um rio. Debaixo de uma lua pálida, eles acendem fogueiras, preparam uma refeição e cantam a liberdade de sua existência nômade. Um velho cigano conta uma história. Há muito tempo, ele amou Mariula que o abandonou por outro homem, deixando para trás Zemfira, sua filha. Zemfira está agora crescida, tem o seu próprio filho, e vive com Aleko, um russo que abandonou a civilização para a vida cigana. Ouvindo essa história, Aleko está indignado que o pai de Zemfira não tomou vingança sobre Mariula. Mas Zemfira discorda. Para ela, como para a mãe, o amor é livre, e ela mesma já cansada da possessividade de Aleko, agora ama um cigano jovem, um do seu próprio povo. Depois de danças para as mulheres e os homens, os ciganos se preparam para dormir. Zemfira aparece com seu jovem amante, a quem ela beija apaixonadamente antes de desaparecer na sua própria tenda para cuidar de seu filho. Aleko entra e Zemfira zomba dele, cantando sobre seu selvagem amante. Sozinho, Aleko lamenta sobre a catástrofe de sua relação com Zemfira e o fracasso de sua tentativa de fugir do mundo comum. No amanhecer, ele surpreende Zemfira e seu amante juntos. Em um tormento de ciúme ele mata os dois. Todos os ciganos se reúnem, perturbados pelo ruído. Liderados pelo pai de Zemfira, eles poupam a vida de Aleko mas o expulsam do convívio deles para sempre.



Marc Chagall - figurino do pai de Zemphira para o ballet Aleko e Zemphira


Marc Chagall - cenário da cena de vingança para o ballet Aleko e Zemphira


Marc Chagall - cenário da cena final para o ballet Aleko e Zemphira

Texto escrito e/ou traduzido e/ou adaptado ©Arteeblog - não copie esse artigo sem autorização desse blog, mas compartilhe usando os ícones de compartilhamento para e-mail ou redes sociais.



Nenhum comentário:

Postar um comentário