terça-feira, 14 de outubro de 2014

Beatriz Milhazes: Jardim Botânico – exposição em Miami - assista o vídeo



Beatriz Milhazes: Jardim Botânico – exposição em Miami - assista o vídeo ao final do artigo


Beatriz Milhazes, Chora, Menino (Cry, Boy) (detalhe), 1996. Colección Patricia Phelps de Cisneros, Caracas and New York ©Beatriz Milhazes





A primeira grande retrospectiva nos EUA da artista brasileira Beatriz Milhazes (1960), conta com mais de 40 pinturas, colagens e gravuras em grande escala, inspiradas em formas brasileiras e modernismo europeu, barroco, cultura popular, e as decorações de carnaval. 


Beatriz Milhazes - Santo Antonio Albuquerque - 1994


Durante o início da década de 1990, a artista desenvolveu uma técnica de pintura incomum, na qual ela uniu imagens separadas executadas em tinta acrílica, tais como flores, arabescos, padrões de renda ou sinais de paz, sobre telas em um estilo que faz referência a colagem, grafite e decalques plásticos. Esta prática resulta em superfícies ricamente texturizadas  que parecem prematuramente envelhecidas. 


Beatriz Milhazes - Mariposa - 2004


A exposição inclui trabalhos produzidos nos últimos 25 anos de carreira da artista além de 3 novas obras feitas especialmente para a exposição e analisa a sua evolução a partir de formas mais suaves, mais decorativas até a abstração mais rígida.


Beatriz Milhazes - Flores e Árvores - 2013


O título da exposição, Jardim Botânico, se refere tanto ao bairro no Rio de Janeiro, local de seu estúdio, quanto à dicotomia na obra de Milhazes entre estrutura, ordem racional e sensualidade, expressão e emoção. Organizado pelo curador-chefe do Pérez Art Museum Miami, Tobias Ostrander, a exposição segue uma ordem cronológica solta, com seções seqüenciais centradas em torno de investigações formais.






Até 11 de Janeiro de 2015
Pérez Art Museum Miami (PAMM) – 1103 Biscayne Blvd., Miami, Florida, EUA
Tel.: 305- 375-3000

Assista o vídeo que apresenta a exposição, pelo curador e pela artista:


Nenhum comentário:

Postar um comentário