domingo, 8 de fevereiro de 2015

A história da obra “Seated Cupid” - Étienne-Maurice Falconet - 1757

Seated Cupid - Étienne-Maurice Falconet - 1757 – 48 cm de altura - Rijksmuseum, Amsterdam


A história da obra “Seated Cupid” - Étienne-Maurice Falconet - 1757


Desde o século 18, esta famosa escultura ficou conhecida por vários apelidos, sendo o mais conhecido “l'amour menaçant” (o amor ameaçador). A ameaça é mais evidente no olhar sabido do Cupido, enquanto o gesto que nos faz invoca segredo. A estátua foi feita para Madame de Pompadour, a amante do rei Luís XV e admiradora das artes.
O sucesso de Falconet veio com o Salon de 1757, quando ele exibiu o Baigneuse e também o Cupido. O Cupido era uma encomenda de Madame de Pompadour. Se tornou e se manteve como uma das peças mais famosas da escultura do século XVIII. Falconet abordou um tema que já havia sido tratado notavelmente por Bouchardon e Saly. Madame de Pompadour havia pedido o mesmo tema para Slodtz, mas ele não fez nada mais do que executar o pedestal em forma de tambor.





O Cupido de Falconet foi concebido em termos muito diferentes das figuras em pé de Bouchardon e Saly. Ele está sentado sobre nuvens, em enganoso repouso aparente. Ele é um menino, um bebê. A estátua encarna a atração e também a ameaça do amor. Em um perfil Cupido é visto com a mão no lábio, pedindo discrição e sigilo, apenas a ponta estendida de sua aljava (sacola de flexas) aponta para mais. Do outro lado e de frente, é evidente que a mão esquerda está extraindo uma flecha da aljava, uma ambigüidade agora evidente também no gesto de dedo no lábio que se torna menos conspirativo e mais ameaçador. E finalmente, a ambiguidade do amor se evidencia nas  proeminentes rosas esculpidas na base da nuvem.




Jeanne-Antoinette Poisson, Marquise de Pompadour (Paris, 29 de dezembro de 1721 — Versalhes, 15 de abril de 1764), mais conhecida como Madame de Pompadour, foi uma cortesã francesa e amante do Rei Luís XV da França considerada uma das figuras francesas mais emblemáticas do século XVIII. Dotada de inteligência, encanto, beleza, e ao mesmo tempo uma mulher fria, em termos físicos e na alma, Madame de Pompadour via seu papel como o de uma secretária confidencial do Rei. Governava Versalhes, concedia audiências a embaixadores e tomava decisões sobre todas as questões ligadas à concessão de favores, de forma tão absoluta quanto qualquer monarca. Influenciando politicamente as decisões reais, ela se tornou uma empreendedora, incentivando a fundação da fábrica de porcelanas de Sèvres.

Étienne-Maurice Falconet (Paris, 1 de dezembro de 1716 - 04 de janeiro de 1791) é um dos principais escultores rococós da França.

Veja mais obras e biografia do escultor em um artigo sobre ele nesse blog:



Texto escrito e/ou traduzido e/ou adaptado ©Arteeblog - não copie esse artigo sem autorização desse blog, mas compartilhe usando os ícones de compartilhamento para e-mail ou redes sociais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário