sexta-feira, 27 de março de 2015

Exposição – Arte do Brasil até 1900 - MASP – Museu de Arte de São Paulo – Assis Chateaubriand

Nicolau Fachinetti - Enseada do Botafogo – 1869 – óleo sobre tela – 51 x 87 cm


Exposição – Arte do Brasil até 1900 - MASP – Museu de Arte de São Paulo – Assis Chateaubriand


Arthur Timótheo da Costa – A Dama de Verde – 1908 – óleo sobre tela – 50 x 61 cm


Frans Post - Paisagem com Tamanduá – entre 1660 e 1680 – óleo sobre madeira – 56 x 79 cm


A exposição apresenta um recorte da coleção de pintura brasileira do MASP, do século 17 ao 19, do período colonial à República. Reúne não apenas obras da coleção, mas também documentos do arquivo histórico e fotográfico do Museu, e apresenta não só um panorama do período mas também revela um pouco das histórias em torno da construção do acervo MASP. Assim, diversas histórias se entrelaçam: a do MASP, a trajetória das obras do Museu e a própria história da arte brasileira.
Arte do Brasil até 1900 é a primeira de uma série de exposições dedicadas ao acervo do MASP, foco da programação de 2015. A mostra reúne não apenas obras da coleção, mas também documentos do arquivo histórico e fotográfico do museu. A exposição apresenta um recorte da coleção de pintura brasileira do MASP, do século 17 ao 19, do período colonial à República. Como “arte do Brasil” compreende-se toda produção realizada no Brasil, sobre o Brasil, por brasileiros ou estrangeiros. Desta forma, estão incluídos tanto os artistas viajantes europeus, quanto os pintores acadêmicos brasileiros.


Victor Meirelles – Moema – 1866 – óleo sobre tela – 129 x 190 cm


Benedito Calixto - Rampa do Porto do Bispo em Santos - c. 1900 – óleo sobre tela - 39 x 84 cm


Embora o conjunto apresentado não tenha a pretensão de construir uma história da arte abrangente do período e inclua retratos e naturezas mortas, um forte fio condutor é a representação da paisagem - de Frans Post, com sua pintura de fundação da paisagem no Brasil no século 17, passando pelos viajantes do século 19, como Henry Chamberlain, E. F. Schute, Joseph Brüggermann, Nicolas Vinet e Félix-Émile Taunay, ao conjunto de pinturas de Benedito Calixto, o grande pintor das paisagens paulistas.


E. F. Schute - Cachoeira de Paulo Afonso – 1850


Frans Post – Cachoeira de Paulo Afonso - 1649 – óleo sobre tela - 58,5 x 46 cm


Destacam-se, ainda, retratos de Victor Meirelles, Almeida Júnior, Belmiro de Almeida, Henrique Bernardelli, Pedro Américo e Eliseu Visconti, figuras centrais da história da arte do período. Algumas obras do início do século 20 são apresentadas em razão do diálogo próximo que estabelecem com a tradição do século anterior - de Antonio Parreiras, João Baptista da Costa e Arthur Timótheo da Costa. Chama a atenção a ausência de mulheres entre os artistas; estas aparecem apenas como representações num período dominado por homens.


José Ferraz de Almeida Júnior - O Pintor Belmiro de Almeida – séc. XIX – óleo sobre madeira – 55 x 47 cm


João Batista Castagneto - Uma Salva em dia de grande Gala na Baía do Rio de Janeiro – 1887 – óleo sobre tela – 74 x 150 cm


Por outro lado, dois pintores negros encontram-se no grupo - Timótheo da Costa e Emmanuel Zamor. Se o mais conhecido e visível acervo do museu é o de obras, o mais extenso é o documental, que inclui correspondências sobre doações, aquisições, empréstimos e atribuições entre o MASP e outras instituições ou indivíduos, notas fiscais e recibos, fichas de registro de obras, convites e folders de exposições, recortes de jornais e revistas, fotografias de obras e de exposições, entre outros. Em museus, os documentos e fotografias do arquivo normalmente não são expostos. Ao trazê-los a público justapondo-os às suas respectivas obras, oferecemos uma nova camada de leitura sobre a coleção, revelando parte da história do museu.


Henrique Bernardelli - Interior com Menina que Lê - 1876-1886 – óleo sobre tela - 95 x 63 cm


José Ferraz de Almeida Júnior - Moça com Livro - óleo sobre tela - 50 x 61 cm

A expografia reconstrói o projeto de Lina Bo Bardi para o acervo do MASP na FAAP, Fundação Armando Alvares Penteado, em São Paulo. Entre 1957 e 1959 o MASP e a FAAP criaram em parceria o Instituto de Arte Contemporânea para sediar os cursos e a coleção do museu, embora não tenha perdurado. A coleção ficou exposta por cerca de um ano na FAAP, com visitação apenas para convidados, retornando para o a antiga sede do museu, na Rua 7 de abril. A reconstrução de expografias que marcaram a história do museu (no MASP FAAP, no 2º subsolo, e do MASP 7 de Abril, no 1º andar) é um prelúdio da retomada da radical expografia dos cavaletes de vidro de Lina Bo Bardi para a coleção permanente, planejada para o segundo semestre.


A exposição Arte do Brasil até 1900  Com obras da coleção e documentos do arquivo do MASP e remontagem de expografia de Lina Bo Bardi para o MASP na FAAP, da década de 1950, feita pelo Metro


Vista geral da exposição da coleção do MASP na FAAP em 1957


Ao justapor obras e documentos em uma mesma exposição, Arte do Brasil até 1900 apresenta não só um panorama do período, mas também revela um pouco das histórias em torno da construção do acervo. Assim, diversas histórias se entrelaçam: a do MASP, a trajetória das obras no museu e a própria história da arte brasileira.



Victor Meirelles – Dom Pedro II - 1864 – óleo sobre tela - 252 x 165 cm


De 26 de março a 6 de junho de 2015
MASP - Museu de Arte de São Paulo - Assis Chateaubriand
Avenida Paulista, 1578, São Paulo, SP
Informações: 3251-5644


Texto: MASP - Museu de Arte de São Paulo - Assis Chateaubriand




Nenhum comentário:

Postar um comentário